Morraria

Quatorze colagens com papéis recortados, pintados em guache, fixados sobre papel 300g, 56×76 cm

2020

Morraria

O estudo preliminar do políptico “Morraria” foi realizado em outubro de 2019 durante uma residência artística na Fazenda Santa Tereza, no Pantanal Sul-Matogrossense, na região da Serra do Amolar, a convite do ACAIA PANTANAL. Esse ensaio foi construído a partir da observação direta do seu entorno, tendo como ênfase a estreita convivência da artista com esta paisagem. Tal operação permitiu inúmeras trocas vivenciais entre sujeito e lugar. 

O trabalho foi retomado em Belo Horizonte, 2020, já no período de isolamento social, com a realização de quatorze colagens com papéis recortados, pintados em guache, fixados sobre papel 300g, 56×76 cm. Tal processo permitiu a recuperação da topografia daquele lugar, a partir da rememoração de suas partes constitutivas. Propiciou, ainda, a elaboração de operações simbólicas estruturadas através da edificação de uma paisagem passível de ser acessada nesse momento de confinamento.

Dessa maneira, “Morraria” deseja revisitar aquela “paisagem aberta”, distante 2000 Km da “paisagem doméstica” do ateliê da artista, no justo momento de sua reclusão física.